TERAPIA DA FALA
TERAPIA DA FALA

NOTA! Este site usa cookies e tecnologias semelhantes.

Learn more

Eu Aceito

TERAPIA DA FALA

O Terapeuta da Fala atua ao nível da prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas ao nível da fala e da linguagem mas também relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro-muscular, respiratória, deglutição e voz. Esta especialidade destina-se a todas as faixas etárias, desde o recém-nascido ao idoso.

A Terapia da Fala intervem nas seguintes áreas:
Lingugem
Voz
Fluência
Fala
Mastigação / Deglutição 

LINGUAGEM

A linguagem, é a capacidade humana que permite às pessoas comunicarem entre si, pode ser verbal (oral e escrita) ou não verbal (por exemplo: gestos). Se existir comprometimento desta área poderiam surgir diversas patologias tais como: Atraso do Desenvolvimento da Linguagem, Perturbação da Linguagem, Perturbação Específica da Leitura e da Escrita (dislexia, disortografia e disgrafia), Perturbação da Linguagem Adquirida (sequelas que advém de AVC, TCE, entre outras).

VOZ

A voz é a ferramenta básica da comunicação, caraterizando a identidade e personalidade da pessoa. A patologia associada é a Disfonia que pode advir de mau uso e abuso vocal ou de tumores nas cordas vocais ou na tróide.

FLUÊNCIA

A fluência é a capacidade de encadear os sons, sílabas ou palavras da linguagem oral. As possíveis patologias são Gaguez e Taquifémia. 

FALA

A fala é a capacidade exclusiva do ser humano de emitir sons numa determinada língua. A articulação verbal consiste na produção de fonemas (vogais e consoantes). Qualquer alteração a este nível compromete a clareza do discurso e pode interferir na aprendizagem do processo de leitura e escrita (em crianças). As patologias possíveis são: Perturbação Articulatória (pode estar relacionada com alterações na oclusão dentária ou por alterações nos hábitos orais), Perturbações Motoras da Fala (podem advir de AVC, TCE, entre outras).

MASTIGAÇÃO / DEGLUTIÇÃO

A mastigação é o ato de mastigar o alimento, e a deglutição é o ato de engolir. São estes dois mecanismos que compõem o ato de alimentação, desde que o alimento entra na boca até ao estômago. Patologia associada: disfagia (causada por AVC, TCE, paralisia cerebral, doenças genéticas...)

 

Sinais de alerta

Muitas vezes, com a correria do dia-a-dia não damos atenção a alguns sinais de alerta ou desvalorizamos. Para que possa saber em que casos há necessidade de consultar um terapeuta da fala, eis alguns sinais de alerta. Se uma das situações descritas ocorrer com a sua criança ou adulto, deve procurar um terapeuta da fala, para uma avaliação do caso e possível seguimento.

Crianças: 
- Tem 2 anos e não fala?
- Não percebe o que lhe é dito?
- Não diz apenas um ou alguns sons/letras?
- Troca um som/letra por outro, ao falar, ler ou escrever?
- Apresenta dificuldades ao ler e escrever?
- Fala pelo nariz?
- Tem mais de 4 anos e gagueja?
- Na escola é “gozada” por causa da fala?
- Grita muito e fica rouca com frequência?
- Há necessidade de falar com a criança de um modo especial, de adaptar o discurso?

Adultos:
- Sente a voz rouca?
- Sente a garganta seca/áspera?
- Usa muito a voz no dia-a-dia?
- Considera-se gago?
- Tem medo de falar por receio de gaguejar?
- Tem dificuldades em mastigar ou deglutir alimentos?
- Baba-se ou engasga-se com alimentos sólidos ou líquidos?
- Tem dificuldade em falar?
- Tem dificuldades em fazer-se compreender ou compreender o que lhe dizem?
- Não se lembra dos nomes das coisas/pessoas?

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn
×

Log in