MEDICINA DENTÁRIA
MEDICINA DENTÁRIA

NOTA! Este site usa cookies e tecnologias semelhantes.

Learn more

Eu Aceito

MEDICINA DENTÁRIA

Com uma equipa de médicos dentistas com vasta experiência, insistimos num atendimento personalizado de cada cliente, usando sempre as mais recentes tecnologias ao dispôr da medicina dentária.

A Clínica Médica e Dentária da Guimarota, com localização em Leira disponibiliza-lhe todas as principais especialidades de medicina dentária, conciliando as mais modernas tecnologias com um exigente padrão de qualidade e preços acessíveis. Com uma equipa de médicos dentistas com vasta experiência, insistimos num atendimento personalizado de cada cliente, usando sempre as mais recentes tecnologias ao dispôr da medicina dentária.

O sorriso transmite felicidade, abre caminhos, conforta, motiva e une as pessoas.

- Clínica Guimarota

HIGIENE ORAL

A Higiene Oral é uma área da Medicina Dentária direcionada para a prevenção das doenças orais mais comuns (cáries, gengivites e periodontites), tendo como principal objetivo a manutenção de uma boa saúde oral.

Para a Higiene Oral ser mantida de uma forma eficaz, as consultas devem ser realizadas duas vezes por ano (6 em 6 meses). Caso o paciente tenha uma patologia (Gengivite ou Periodontite) poderá realizar consultas de 3 em 3 meses, mediante a opinião do seu Higienista.

Escovar os dentes entre 2 a 3 vezes por dia e o uso de fio dentário diariamente é indispensável para evitarmos as cáries dentárias.

DENTISTERIA

A dentisteria é uma das disciplinas básicas da Medicina Dentária. O tratamento das cáries dentárias é a parte fundamental desta disciplina, mas esta não se limita ao tratamento dos dentes em mau estado, tem também um papel fundamental na estética, através da correcção simples de alguns mal alinhamentos dos dentes anteriores, espaços entre os dentes (diastemas), utilizando técnicas directas em boca, com materiais mais económicos, (resinas compostas), que embora não tão duráveis como as cerâmicas, permitem resolver rapidamente problemas estéticos.

Uma variante da dentisteria, já muito próxima da prótese fixa, são as restaurações indirectas feitas em laboratório, em resina ou cerâmica, tal como incrustações, ou nos sectores mais estéticos as facetas, finas restaurações cerâmicas coladas aos dentes anteriores, muito pouco agressivas em termos de desgaste dentário e muito estéticas.

ENDODONTIA

É a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologiasendodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

CIRURGIA ORAL

A cirurgia oral é o campo da Medicina Dentária que se ocupa pelas pequenas cirurgias dentro da cavidade oral. As mais frequentes são a extracção de sisos inclusos (dentes que estão dentro do osso), apicectomias, remoção de quistos, remoção de fibromas, cirurgia pré protética (regularização do osso e da gengiva antes da confecção de próteses), entre outros.

PROTESE TOTAL REMOVÍVEL

Prótese total é o nome da prótese dentária, que substitui artificialmente os dentes perdidos de toda uma arcada dentária, inferior, superior ou ambas, sendo este o termo utilizado pelos profissionais da odontologia e Técnicos em Prótese Dentária, sendo eles que confeccionam as proteses a partir de moldes feitos pelos medicos dentistas. Em linguagem popular é conhecida por dentadura.

Existem dois tipos principais de próteses removíveis: total ou parcial. O seu dentista ajudá-lo-á a decidir que tipo de prótese será a melhor mediante o numero dentes que serão substituídos e o custo envolvido.

Como funcionam as próteses removíveis?
Com próteses totais removíveis, é feita uma base de acrílico de cor rosa que assenta nas suas gengivas. A base superior da prótese cobre o paláto (céu da boca) enquanto que a inferior é talhada como uma "ferradura" para não interferir com a lingua.

O seu dentista determina qual o tipo das três próteses descritas abaixo é a melhor para si:
- Prótese total convencional - A prótese total convencional é colocada depois de todos os dentes terem sido extraídos e dos tecidos estarem sarados. A cicatrização destes tecidos pode durar vários meses, enquanto isso, você fica sem dentes.

- Prótese total imediata - A prótese total imediata é colocada imediatamente depois de extraírem todos os dentes (o seu dentista fará as medidas e impressões em modelos do seu maxilar numa consulta prévia). Enquanto que as próteses imediatas têm a vantagem de nunca ter ficado sem dentes, estas têm de ser readaptadas alguns meses após terem sido colocadas. A razão para isso é que o osso que suportava os dentes readapta-se à medida que sara, levando a que a prótese possa vir a soltar-se.

- Prótese parcial - A prótese parcial assenta numa peça de metal que se fixa nos seus dentes naturais. Por vezes, são colocadas coroas nos seus dentes naturais servindo de pilares para a sua prótese. As próteses parciais são uma alternativa removível em relação às próteses.

Ao fim de quanto tempo consigo adaptar-me às minhas próteses?
As novas próteses demoram algumas semanas ou mesmo alguns meses até que se sinta confortável. Pode ser precisa alguma prática até que fale e mastigue correctamente com uma prótese. Uma sensação de algo "a mais" é comum enquanto os músculos das suas bochechas e da língua não aprenderem a manter a sua prótese no seu lugar. Um excessivo fluxo salivar, a sensação de que a sua língua não tem espaço suficiente e uma ligeira irritação ou feridas no tecido gengival também são comuns. Caso a irritação se mantenha, visite o seu dentista.

Quanto tempo dura uma prótese?
Ao fim de algum tempo, a sua prótese pode precisar de ser readaptada ou refeita ou devido ao desgaste. A sua boca também fica alterada com o avanço da idade. Estas alterações levam a que a sua prótese se solte, tornando a mastigação mais difícil e irritando as suas gengivas. Pelo menos, deve visitar o seu dentista anualmente para uma consulta de rotina.

Aqui tem alguns conselhos para cuidar das suas próteses:
- Quando manusear as suas próteses, faça-o sobre uma toalha ou um recipiente com água. As próteses são frágeis e podem partir-se se caírem.

- Não deixe que a sua prótese seque completamente. Coloque-a numa solução de limpeza ou dentro de água enquanto não está a usá-la. Nunca use água quente porque pode alterar a sua forma.

- Escove as suas próteses diariamente para remover os restos alimentares e a placa bacteriana, prevenindo assim, que fiquem manchadas. Um aparelho ultra-sónico pode ser usado nas suas próteses mas não substitui a sua escovagem diária. Escove as suas gengivas, a língua e o palato todas as manhãs com uma escova suave antes de colocar a sua prótese. Esta escovagem estimular a circulação dos tecidos e ajuda a remover a placa bacteriana.

- Visite o seu dentista no caso de fracturar a sua prótese ou de soltar-se com frequência. Não se sinta tentado a ajustá-la por si mesmo - isso pode levar a um estrago que não possa ser reparado.

 

PROTESE FIXA

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente. Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos. As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm como objectivo mimetizar ao máximo a dentição natural do indivíduo.

Existem outras formas de prótese fixa que não serão aqui abordadas. A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética.

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante dentário, repondo a forma e a estrutura do dente natural perdido.

 

ESTÉTICA DENTÁRIA

A Estética Oral é a especialidade da Medicina Dentária que possibilita o branqueamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas devolvendo a estética perdida e a função mastigatória normal.

 

FACETAS DENTÁRIAS

As facetas são finas “capas” de cerâmica cimentadas de forma permanentemente aos dentes. São uma solução conservadora com mínimo dano dentário.

Quando é que é indicado este tipo de tratamento?
As facetas cerâmicas estão indicadas em casos de dentes mal posicionados, desgastados, com alterações de cor e para fecho de espaços interdentários (diastemas). No geral, o objectivo é transformar o sorriso de maneira rápida e eficaz nos casos em que a pessoa não encontra satisfação na estética do seu sorriso. As alterações são notórias.

A colocação é dolorosa?
Não. O procedimento para colocação das facetas de cerâmica é indolor porque o desgaste realizado é muito superficial atingindo apenas o esmalte do dente. A Medicina dentária praticada na atualidade é totalmente contra o incómodo ou dor dos pacientes, pelo que os nossos profissionais estão sensibilizados para as necessidades de cada doente.

Como são feitas as facetas cerâmicas?
Com as mais modernas técnicas, é feito um pequeno preparo no dente (desgaste), o qual é minimamente invasivo, garantindo desta forma uma resistência próxima do dente completamente íntegro. É feito um molde ao dente que receberá a “chave” e a partir daqui, um modelo de estudo que servirá para o laboratório preparar a faceta no material e cor pretendidos à sua posterior cimentação.

 

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO: QUAL A MELHOR OPÇÃO?
Existem várias técnicas de branqueamento dentário, no entanto, a selecção da técnica de branqueamento dentário mais indicada para cada doente deve ser efectuada pelo médico dentista.

A eficácia do branqueamento dentário depende do tipo de pigmentação interna, do tipo de esmalte e do paciente em questão.

O branqueamento dentário em consultório é efectuado pelo profissional, o tempo de tratamento é reduzido (normalmente cerca de 40 minutos), é indolor (a sensibilidade é o único efeito secundário possível, e caso aconteça é completamente reversível em 24h) e os resultados são visíveis logo após o tratamento.

O branqueamento em casa é efectuado pelo próprio paciente mas com supervisão do médico dentista. É uma técnica de branqueamento dentário bastante confortável na medida em que o paciente consegue estar entretido a fazer inúmeras coisas em sua casa enquanto está a fazer o branqueamento.

O protocolo mais utilizado são 2horas por dia durante 15 dias. É uma técnica de branqueamento mais indicada para casos de pigmentação mais severa e que requerem um maior tempo de contacto com o gel branqueador.

Apresenta ainda a vantagem do paciente poder fazer algum retoque ou manutenção do branqueamento após um ano, uma vez que as moldeiras poderão ser reutilizadas sendo que o paciente apenas tem que adquirir junto do seu médico dentista as recargas de seringas mais adequadas para o branqueamento.

 

ORTODONTIA

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que corrige o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares.

O mau posicionamento dos dentes dificulta na higienização, o que pode levar a perda dos mesmos devido à doença periodontal. Também causam um stress adicional aos músculos da mastigação que pode conduzir a dores de cabeça e a disfunção de Articulação Temporo-Mandibular (cabeça, pescoço, maxila e mandibula).

Estudamos o planeamento individualizado de cada caso antes da instalação dos aparelhos ortodônticos ou ortopédicos para a previsibilidade final do tratamento, evitando e diminuindo fases indesejadas do tratamento.

Realização do estudo ortodôntico através da análise de modelos, fotografias, ortopantomografia e telerradiografia.

Dispomos de uma série de aparelhos fixos ortodônticos, desde metálicos a estéticos.

 

ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que se dedica à saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes combinando as vertentes curativa e preventiva.

A manutenção da dentição decídua ou “dentes de leite” saudáveis é fundamental para garantir as funções fonética e mastigação, bem como assegurar uma dentição definitiva saudável.

Recomenda-se que a primeira visita ocorra aquando da erupção do primeiro dente, entre os 6 meses e 1 ano de idade, de modo a incutir o hábito de visita regular ao medico dentista, incentivando hábitos preventivos e o tratamento precoce das patologias orais.

Tipo de procedimentos:
- Tratamento de cáries (restaurações, pulpotomias, pulpectomias, coroas metálicas); 
- Aplicação tópica de flúor (gel flúor, verniz de flúor); 
- Aplicação de selantes de fissura;
- Acompanhamento ortodôntico preventivo.

As visitas regulares, bem como, os nossos profissionais com formação especifica transformam as consultas numa experiência positiva, desmistificando os medos e ansiedade muitas vezes associados à ida ao dentista.

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn
×

Log in